O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Contato Combos Fitness
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Beterraba
Beterraba
Por : hugo | 25 Julho 2013 | Categoria : Dicas

1. As melhores beterrabas são aquelas com polpa firme, a casca lisa e sem rachaduras.

2. As folhas devem estar brilhantes, viçosas e o talo firme.

3. Evite comprar as beterrabas que estão com as folhas muito murchas ou amareladas.
A safra da beterraba começa em setembro e vai até janeiro. Nesta época elas estão com melhor qualidade, com ótimo sabor e com menor preço. Recomenda-se, contudo, o mês de novembro como o melhor para as beterrabas, nesta época elas estão bem doces. Experimente!

4. Compre as beterrabas sempre com as folhas e use-as para fazer refogado, saladas, recheios para tortas e pastéis. As folhas são saborosas e ricas em nutrientes. Experimente fazer um refogado de folhas de beterrabas cortadas em tiras finas com um pouco azeite de oliva e alho amassado. Sirva com carne grelhada.

Usando a beterraba

1. Para escurecer o caldo de carnes cozidas ou assadas, use uma ou duas fatias de beterraba. Este procedimento melhora a cor e deixe o caldo mais encorpado.

2. Você pode fazer uma sopa fria, batendo beterraba cozida com leite frio. Tempere a gosto e adicione um pouco de azeite de oliva no momento de servir.

3. Em geral, a beterraba é cozida ou ralada e servida fria como salada ou em conserva. Experimente usá-la como ingrediente na elaboração de pratos quentes, assados ou sopas. O resultado é surpreendente.

4. Recheie filés de frango com beterraba cozida e picada. Enrole como um bife rolê. Coloque-os em uma panela e tempere-os com sal, azeite de oliva, molho de tomate e caldo de frango. Cozinhe até a carne ficar macia. O sabor e a apresentação são surpreendentes.

5. Experimente fazer beterrabas recheadas. Primeiro cozinhe-as, descasque e tire parte da polpa. Para rechear: creme de milho verde com frango, estrogonofe de carne ou creme de queijo. Para fazer uma preparação mais light, faça um recheio de queijo cottage com ervas e um pouco de azeite de oliva.

6. As beterrabas podem ser uma guarnição simples e muito saborosa. Experimente cozinhar beterrabas bem pequenas, temperar com azeite de oliva, sal e ervas. Sirva quente com peixes asados. Para variar, sirva as beterrabas geladas com iogurte desnatado temperado com ervas.

7. Faça uma linda e saborosa salada com beterrabas e maçãs raladas. Salpique cebola em gomos e cubra com maionese feita em casa com azeite de oliva e temperada com páprica picante.

8. Monte em um refratário camadas de beterraba cozidas, atum, couve-flor e cebolas. Cubra com fatias de queijo e polvilhe farinha de rosca temperada. Por último, regue com azeite de oliva. Leve ao forno até a superfície dourar.

9. Experimente fazer bolo de beterraba da mesma maneira que se faz o bolo de cenoura. O resultado é um bolo com uma casca rosada, o miolo alaranjado e muito saboroso.

10. A beterraba pode ser usada para fazer mousses e pudins salgados. Sirva frio, como entrada de um jantar. O resultado é surpreendente não só na apresentação, mas também no sabor.

11. Coloque 1 beterraba média sem casca e picada para cozinhar junto com o feijão. Além de ficar mais nutritivo, o feijão ganha uma cor especial e agrada a criançada

Preparando a beterraba

1. Cozinhe as beterrabas inteiras. Não tire a casca, nem corte a raiz ou o talo. Desta maneira, a beterraba não perde líquido, pois junto com ele vai a sua linda cor e parte de seu sabor.

2. As beterrabas assadas têm uma cor mais forte e um melhor aroma, quando comparada com a cozida. Para isso, embrulhe-as em papel-alumínio untado com azeite de oliva e leve ao forno médio por 1 a 2 horas, dependendo do tamanho do legume. Retire, descasque, regue com mais azeite de oliva e sirva. Se preferir, salpique sal.

3. Depois de cozinhar as beterrabas, escorra a água e coloque-as em água fria, parando o cozimento e deixando o legume mais crocante. A água fria, também, facilita a retirada da casca da beterraba.

4. Sempre que for cozinhar as beterrabas, faça com a panela tampada. Além de diminuir o tempo de cozimento, elas ficam com uma cor mais bonita. Depois de cozida, escorra e passe-as por água fria, deixando-as mais crocantes.

Deixe seu comentário:
CURSOS
Massa Show
Aprenda a fazer uma noite italiana com pratos diferenciados
Cocina Mexicana
Descubra as delícias da cocina mexicana
Crepe Show
Aprenda a fazer deliciosos crepes
Pizza Day !
Aprenda a fazer pizza
Oficina de Risotos
Aprenda a fazer Risotos
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 99431-9494
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.


Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 99431-9494
contato@ateliegastro.com.br
Menu
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Contato
Combos Fitness
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2021 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados / Crédito de imagens
Desenvolvido por Multiplicação Digital